Powered By Blogger

sábado, 21 de março de 2009

A correr atrás das aparências

Ontem num dos já raros convívios lamecenses, discutia eu já um pouco fora de órbita,a questão das novas oportunidades concedidas às pessoas para voltarem ao ensino. E, isto devolve-me um pouco de frustração, e me inclina para o debate político.
Então, não é que, o nosso "rico" (ou infeliz) governo, concede uma quantia aproximada ao salário mínimo nacional, a quem esteja desempregado, e deseje acabar o secundário, em curto prazo,e depois de concluir esses 3 a 6 meses de aprendizagem, goza das mesma regalias de acesso ao ensino superior, que qualquer outro aluno do ensino normal.
É na minha opinião, injusto, por ínumeras razões, primeiramente, pelo facto de que um aluno do ensino normal, terá 3 anos para fazer o 10º,11º,12º anos, enquanto nas novas oportunidades, 3 a 6 meses bastam. A mais "escandalosa", é o facto de serem pagos.
Cheguei até ao ouvir uma possível forma de educação futura, à luz desta política de educação nacional. Dizia um manito lamecense:
"O meu filho há-de estudar até ao 5º ano,depois vai trabalhar para trazer dinheiro para casa,e quando finalmente tiver 23 anos, inscreve-se nas novas oportunidades e aí sim, saca mais dinheiro e aprende em 1 ano,o que teria aprendido em 5."
O senhor lá da poltrona do governo, quer manter a aparência no contexto europeu, mas a realidade ressente-se.

Sem comentários: