Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de março de 2009

Face-to-face

Há dias atrás, passei por uma situação não nova, mas caricata, que me fez lembrar um artigo que li, a semana passado, no Expresso. E, nesse mesmo uma professora de Psicologia, afirmava categoricamente, que é larga a percentagem de jovens, que manda milhares (não centenas, não dezenas) de SMS, este serviço, disponibilizado pelas Empresas de Telecomunicações. Diz essa tal psicóloga que, estamos perante uma nova forma de comunicar, que irá mais tarde ter outras repercussões, para além de, passarem a vida com o dispositivo móvel na mão, como, o facto de não saberem comunicar quando se confrontam pessoalmente com a pessoa com a qual se disponibiliza tanto tempo, tanto bater de teclas, tantos monossílabos. E, a mim parece-me que é tudo verdade tudo o que disse era senhora. O simples monossílabo "ok" numa mensagem de texto, reflecte o hábito juvenil da actualidade. Será esta forma de comunicação benéfica? Não estarão os jovens a utilizar excessivamente esse serviço? Cada vez mais é vísivel a diferença, aliás eu próprio contribuo um pouco para as estatísticas, mesmo que evitando ao máximo, existem vezes que não há como não enviar mensagens "desnecessárias". Na minha opinião, a comunicação é obviamente e preferencialmente feita pessoalmente, fisicamente, cara-a-cara, e de hoje em dia, nota-se que os jovens não conseguem transpôr para a realidade tudo o que reflectem nas designadas SMS, o que por sua vez cria situações confusas. Ora se houvesse um corte repentino das SMS por partes de empresas como a Vodafone ou TMN? Isso sim, era bonito de se ver.

1 comentário:

aninhas disse...

Tem sido tema recorrente entre nós. E nao consigo deixar de mostrar o meu apoio ao reformado "face-to-face". Infelizmente hoje em dia as conversas tornaram-se tao plasticas que ja nao se conhecem as expressoes e os sentimentos que uma conversa pessoalmente comunicada transmite. Por minha abolia os sms, queria voltar ao tempo em que se escreviam cartas enamoradas, ao tempo em que se namorava à janela...ao tempo em que se sentia o tocar mutuo das maos, seguido de um intenso arrepio na espinha....isto de (tele) comunicar só veio plastificar as relaçoes humanas, torna.las refens deste amor comodista que sofre toda a humanida....
Que pena, já ninguem lutar pelo amor..

Depois disto vou atirar o meu telemovel pelo ralo, mas antes envio.te um sms de boa noite ..:)